terça-feira, 16 de outubro de 2007

Lamarck e suas teorias evolucionistas


Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França) e morreu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para os conhecimentos naturais.


Lamarck foi quem começou a usar o termo "biologia'' para indicar a ciência que estuda os seres vivos.Também criou os estudos dos invertebrados.
As teorias desenvolvidas por ele partiriam do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam, assim os organismos mais simples depois de um certo tempo, iriam se transformando em seres mais complexos (evoluindo), até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita. Lamarck tinha duas teorias, a "Teoria do uso e desuso" e a teoria das "características adquiridas".
As teorias e os pensamentos de Lamarck podem ser considerados Transformistas, pois propõem mudanças e a evolução dos organismos. Suas idéias também evoluíram ao longo de seus estudos, e formaram uma visão que contribuiu para a biologia moderna. Suas teorias influenciaram os estudos evolucionistas desenvolvidos por Charles Darwin. As pesquisas nas áreas de genética e hereditariedade, desenvolvidas na segunda metade do século XX, invalidaram a teoria das características adquiridas desenvolvidas por Lamarck. As contribuições dele para a biologia são muito importantes, pois Lamarck acreditava na evolução em uma época que não existiam muitas fontes de pesquisa para sustentar suas teorias.

Nenhum comentário: