terça-feira, 16 de outubro de 2007

Seleção Natural:

É o principal fator evolutivo que atua sobre a variabilidade genética da população. A evolução é o resultado da atuação da seleção natural sobre a variabilidade genética de uma população. Ou seja, um grupo de indivíduo sofre mudanças genéticas com o passar dos anos e só sobrevivem os indivíduos capazes de ter maior adaptabilidade ao meio.
A seleção natural consiste na seleção dos genótipos mais bem adaptados a certa condição ecologia. Os “mais fracos” ou os que não possuem as características necessárias para se adaptarem a esta condição são eliminados, não sobrevivem.
Podemos exemplificar a seleção natural através do melanismo industrial, fenômeno que ocorre em lugares onde há muita industrialização. O termo melanismo se refere ao aumento da freqüência gênica de seres com coloração escura. A mariposa Biston betularia, existente em locais industrializados da Inglaterra, é um exemplo desse fenômeno.
Antes da industrialização, grande parte das mariposas era esbranquiçada, sendo poucas as de coloração escura. Elas têm o hábito de pousar sobre troncos de árvores que, em lugares onde não há poluição, são cobertos por liquens, os quais dão ao tronco uma pigmentação clara. Assim, quando as mariposas claras pousam sobre os troncos revestidos por liquens, elas não são tão visíveis quanto as mariposas escuras. Essas últimas, mais fácies de se enxergar, são presas fáceis dos pássaros, seus predadores.
Após a industrialização, a fumaça provinda das fábricas causou a morte dos liquens, deixando os troncos de árvores expostos. Com isso, o substrato usado pelas mariposas para que conseguissem pousar passou a ter coloração escura. A partir de então, as mariposas claras tornaram-se mais visíveis do que as escuras, o que resultou, após um tempo, no predomínio das escuras em relação às claras. Essa mudança no fenótipo predominante ocorreu devido ao processo de seleção natural.
Conforme o exemplo, podemos concluir que a mudança gradativa de uma condição ambiental determinou a alteração da freqüência gênica de uma população em um certo sentido, como resposta à seleção natural. Assim, não seria correto dizer que a mariposa tornou-se escura para se adaptar às novas características do meio; mas sim, que foi o processo de seleção natural o principal responsável pelo predomínio das mariposas escuras em relação às claras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho de voces, pois os conteúdos pesquisados estão bem exemplificados e com conteúdo adequado.
Valeu o esforço /
Valor: 1,0
Rosane