terça-feira, 16 de outubro de 2007

Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo

Durante anos de estudos, vários pesquisadores formularam essa teoria inovadora, que sintetizou conhecimentos isolados e mais atuais da genética com as antigas descobertas darwinistas.
Dessa síntese surgiu, em 1940, o Neodarwinismo. Essa teoria inovadora aperfeiçoa a tese da seleção natural de Darwin, pois explica também como surgiu a diversidade de características nos indivíduos de uma população.
O Neodarwinismo só pôde ser elaborado após o redescobrimento dos trabalhos de Mendel em genética e com o aprofundamento do conceito de gene.
Segundo ela, a população é a unidade evolutiva. A população é definida como um grupamento de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.A evolução seria a transformação das populações ao longo das gerações ou a mudança na freqüência gênica ao longo das gerações.
Para entendermos as alterações nas freqüências gênicas, precisamos compreender os fatores evolutivos que as possibilitam. Dentre esses fatores, vamos analisar: mutação gênica, recombinação genética, seleção natural, migração e oscilação genética.

Nenhum comentário: